Centros de força

Centros de força
Centros de força são captadores, acumuladores e distribuidores de energia vital que nutrem órgãos e sistemas. Estão localizados no perispírito e são os receptores dos fluidos dirigidos pelo passe.
São percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, como espirais girando em velocidades distintas, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os mais antigos registros sobre esses centros de que se tem notícia são dos Vedas (2.000 a. C.). De acordo com os ensinamentos e as representações pictóricas desses centros de energia, pode-se afirmar que eles são
formados por um centro com pétalas. Normalmente possuem cerca de 5 a 8 cm de dia-metro, mas a sua luz pode aumentar e se expandir.
O perispírito interage de forma profunda com o corpo físico e por isso as energias transmitidas pelo passe e recebidas inicialmente pelos centros de força, atingem o corpo carnal através desses centros chamados plexos, proporcionando a renovação das células enfermas.
Os centros de força não são físicos. São pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. Eles são aspectos da nossa consciência, assim como a aura. Os centros de força são mais densos que as auras, mas não tão densos quanto o corpo físico. Eles interagem com o corpo físico através de dois veículos principais, o sistema endócrino e o sistema nervoso.
Dos inúmeros centros de força existentes no corpo perispiritual, sete são considerados principais e localizam-se ao longo da coluna vertebral.
Cada um desses centros está associado com uma das sete glândulas endócrinas, e também com um grupo de nervos chamados plexos.
Os sete centros de força principais são:
Centro Coronário
Localizado no topo do crânio, é relacionado à ligação com a espiritualidade e com o padrão energético da pessoa.
Este centro deve ser considerado o mais significativo em razão de seu alto potencial de radiações, uma vez que nele se assenta a ligação com a mente que é sede da nossa consciência.
Assimila as energias recebidas do plano superior e supervisiona os outros centros que lhe obedecem ao comando. Desta forma orienta e disciplina todo o trabalho a ser realizado pelos demais centros
Comanda a glândula pineal (epífise) e a segregação de melatonina, além do cérebro, sistema nervoso e olhos.

A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste centro de força, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
Centro Frontal
Localizado no plexo cavernoso, entre as sobrancelhas e um pouco acima delas.
Comanda a glândula pituitária e a segregação de endorfina, além do cérebro, do sistema nervoso e comanda as percepções que correspondem à visão, à audição, ao olfato e ao tato.
Quando equilibrado proporciona percepção em relação ao universo que o cerca, entendimento do próprio caminho, intuição, inspiração, fé e devoção, carisma, magnetismo, força, sabedoria, capacidade de concentrar-se.
Centro Laríngeo
Localizado no plexo laríngeo, na altura da garganta, próximo à carótida.
Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau.
Controla as atividades vocais, do timo, da tiróide e das paratireóides, controlando totalmente a respiração, fonação e audição.
Relaciona-se com a sensibilidade, criatividade artística, dom da palavra, da comunicação, expressão e conhecimento; claraudiência, intelecto claro, independência, idealização, senso de planejamento, força de vontade, capacidade de tomar decisões.
Centro Cardíaco
Localizado no plexo cardíaco, no centro do peito, na altura do coração.

Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção.
Na tradição católica, este centro é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo.
Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Sustenta os serviços da emoção e do equilíbrio geral, dirigindo a emotividade e a circulação das forças de base base. É o responsável por todo o aparelho circulatório.
Centro Solar ou Gástrico
Localizado no centro do abdome, de dois a três dedos acima do umbigo ou do plexo solar.
É o responsável pela digestão e absorção dos alimentos sólidos e fluidos que penetram a nossa organização.
Está relacionado com as emoções, auto estima e poder pessoal. É o centro de compensação de energia para os outros centros de força, funciona como receptor e emissor de energias. Exterioriza, energiza e controla o pâncreas, governa a ação do fígado, baço, estômago, vesícula, intestino grosso, até certo ponto o intestino delgado, aspectos do sistema nervoso, pele, músculos, sistema digestivo, apêndice.
Governa a liberdade, poder, controle, autodefinição, intelecto, aceitação e visão.
Centro Genésico
Localizado no plexo prostático, cerca de três dedos abaixo do umbigo.
Relacionado à criatividade e sexualidade.
Orientador da função exercida pelo sexo atende à modelagem de novas formas entre os homens e também desenvolve estímulos criadores, visando à realização de trabalhos fraternos entre as criaturas.
E responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir distribuem pelo corpo. Quando esse centro é estimulado, propicia uma boa captação energética.

Comanda as glândulas sexuais, as gônodas. Também comanda os rins e a bexiga.
Centro Básico
Localizado no plexo sacro, entre o ânus e os órgãos genitais.
Relacionado aos aspectos físicos da vida, ao poder criador da energia
sexual, vontade de viver, conexão com a Terra, bem como ao tato e ao movimento do corpo.
As glândulas que comanda são as supra-renais e a segregação de adrenalina. Também comanda o sistema circulatório, a coluna e os ossos.
Passes
Num corpo saudável, todos esse vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a energia vital flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.